segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Livros para ler, viver e sonhar. Sonhos sem sair do lugar!



Luciene de Castro Reto - Psicóloga
                       CRP/RJ: 05/33346 - Fone: 9653-4277

     No processo de ensino aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento de toda criança a formação do hábito de leitura. Neste sentido, a literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
     A Coleção Mundo da Lulu é uma proposta de motivar os profissionais da educação para assumirem práticas pedagógicas voltadas ao estímulo da leitura literária em sala de aula, como também inserir a literatura infantil em hábitos e atividades familiares.
     Pensando nisso, com base em minha experiência como psicóloga clínica e escolar, venho propor de forma divertida o incentivo da formação do hábito de leitura, através da publicação de cinco livros voltados para o público infantil. Cada título tem uma proposta que se destina a objetivos específicos, como:

     * O Fantástico Mundo da Lulu - Objetiva trabalhar de forma lúdica, a família, a escola, as regras e alguns valores humanos, assim como a importância da verdade e da justiça.

     * Lulu e a cidade embaixo do travesseiro - Aborda a questão da organização pessoal, ecologia e a preservação ambiental. Trabalha a importância da criança zelar pelo nosso meio ambiente que hoje precisa de muita atenção e a ser organizada com seus pertences, tais como: brinquedos, materiais, roupas e outros.

     * O livro mágico da Lulu - Permite trabalhar questões como competitividade, egoísmo e amizade. Conceitos que envolvem crianças com espírito de liderança autocrata que só querem ganhar ou mandar em todas as situações. Acreditam que são as melhores e querem sempre escolher ou ser a primeira em tudo.

     * O cachorro da Lulu fez o gol - Aborda a importância de obedecer aos pais e trabalha a aceitação do “não”.

     * A necessidade fez o sapo pular - O livro permite que profissionais da área de educação e familiares trabalhem a questão do complexo de inferioridade, a aprendizagem e a cadeia alimentar.


     O contato da criança desde cedo com o livro é o começo de uma longa história de algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler.

     Para que você possa conhecer um pouquinho mais sobre a Lulu, acesse o site www.mundodalulu.com.br ou entre em contato através do e-mail mundodalulu@gmail.com.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-nos saber o que você achou! Faça seus comentários!